Questão 47 do Concurso Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2015)

Considerando a discussão que Bowlby (2001), realiza acerca da relação estabelecida pela criança com os pais/cuidadores durante a primeira infância, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) Uma relação enriquecedora, complexa e compensadora com a mãe durante os primeiros anos de vida, está na base do desenvolvimento da personalidade e saúde mental da criança.

( ) O pai também possui importância fundamental para o desenvolvimento psíquico da criança na primeira infância, na medida em que este também a materna, através de cuidados específicos.

( ) A privação total de cuidados maternos possui efeitos de longo alcance sobre o desenvolvimento da personalidade da criança, sendo determinante para sua capacidade futura de estabelecer relações com outras pessoas.

( ) As pesquisas desenvolvidas pelo autor, explicam, por exemplo, que o cometimento de atos infracionais por adolescentes estariam relacionados à situações de privação materna na primeira infância.

( ) Não é recomendável que uma criança com menos de três anos seja separada de sua mãe.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

  • A V -V -V -F -F
  • B V -F -F -V -V
  • C V -F -V -V -F
  • D F -V -F -V -V
  • E F -V -F -F -V