Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2013) Questão 38

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o perfil sanitário mundial está se alterando rapidamente, especialmente nos países em desenvolvimento. Os conhecimentos sobre a natureza das doenças crônicas não transmissíveis, sua ocorrência, seus fatores de risco e populações sob risco também estão em transformação. Atualmente, doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial sistêmica representam um importante problema de saúde pública para o Brasil. Especificamente sobre o diabetes mellitus (DM) tipo 2, marque a alternativa incorreta.

  • A Independente do controle glicêmico, pacientes obesos têm melhor desfecho se tratados com metformina.
  • B Inibidores da enzima de conversão da angiotensina reduzem o risco de infarto do miocárdio e eventos cardiovasculares em hipertensos.
  • C O emprego de regime terapêutico com três agentes antidiabéticos orais pode ser uma alternativa para pacientes não adequadamente controlados em regime com duas drogas e que tenham resistência ao início da insulinização.
  • D Somente as sulfanilureias e a metformina mostraram-se efetivas na redução das complicações vasculares ao longo do tempo, sugerindo que elas devem ser consideradas como drogas de primeira escolha para iniciar o tratamento medicamentoso.

Encontre mais questões

Voltar