(2015) Questão 10

Getúlio Vargas foi sem dúvida uma figura política misteriosa. Foi aclamado como “pai dos pobres” e como “ditador”, como herói e vilão. A imagem abaixo representa mudanças políticas no governo Vargas, no intervalo entre 1937 a 1945. Sobre este contexto histórico é possível asseverar que:

(Disponível em: https://pibidhistoriauepb.wordpress.com/2013/10/05/banco-de-questoes-tema-as-duas-eras-vargas/)
  • A As influências de Carlos Lacerda e a oposição política de Prestes forçaram Getúlio Vargas a assumir atitudes que o afastassem de qualquer sombra de fascismo.
  • B Vargas se opôs severamente ao autoritarismo fascismo de Hitler e Mussolini, preferindo permanecer mais próximo das políticas peronistas da Argentina.
  • C Grandes ideologias políticas estavam em cheque durante a primeira metade do século XX. O Brasil, contudo, sob a política de Vargas, passou imune às oscilações entre o fascismo, capitalismo e comunismo.
  • D Vargas oscilou ideologicamente entre demonstrações de apoio ao fascismo nazista, acordos com governo democrático dos EUA durante a segunda guerra mundial e uma inclinação política com respeito à Rússia ao fim da segunda Guerra mundial.
  • E Os interesses de assegurar a democracia na Europa foi o que motivou o governo Vargas a declarar apoio ao presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt.

Encontre mais questões

Voltar