Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2013) Questão 43

A hemorragia digestiva aguda, evidenciada clinicamente pela exteriorização de hematêmese, melena ou enterorragia, é uma causa frequente de hospitalização de urgência. Habitualmente, a hemorragia digestiva alta (HDA) se expressa por hematêmese e/ou melena, enquanto a enterorragia é a principal manifestação da hemorragia digestiva baixa (HDB). Acerca das hemorragias digestivas, marque a alternativa incorreta.

  • A O exame endoscópico é o método mais sensível e específico no diagnóstico da HDA (acurácia de 92% a 95%) e deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 24 horas de internação, já com o paciente hemodinamicamente estável.
  • B As HDAs de etiologia não varicosa são causadas, principalmente, por úlcera péptica gastroduodenal, lesão aguda de mucosa gastroduodenal, laceração aguda da transição esôfago-gástrica (Mallory-Weiss), câncer gástrico e esofagites.
  • C A doença diverticular, apesar de predominar no cólon direito, tem a maioria dos sangramentos oriundos de divertículos situados no cólon esquerdo. A hemorragia é súbita, discreta e habitualmente autolimitada, mas profusa em algumas ocasiões.
  • D A etiologia da HDB é variável segundo a faixa etária. Na criança, o divertículo de Meckel é a causa mais comum de sangramento, ao passo que, no adulto, a doença diverticular dos cólons, as angiodisplasias e as doenças proctológicas, sobretudo hemorroidárias, são mais relevantes.

Encontre mais questões

Voltar