Questão 123 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

O SCRUM tem uma adoção bastante significativa na indústria de desenvolvimento de software e procura viabilizar que pessoas possam tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com mais alto valor possível. Avalie as seguintes afirmações:


I. Segundo o Guia do Scrum, mantido pelos autores Ken Schwaber e Jeff Sutherland (2016), o Scrum é um processo ágil de desenvolvimento de software que integra eventos, papéis e artefatos, sendo originado a partir do empirismo e contempla os seguintes pilares: transparência, inspeção e restrospectiva.

II. Nas abordagens de desenvolvimento ágeis, o conceito de pronto é utilizado para definir o entendimento comum sobre um item de backlog, ou um incremento, e representa o entendimento compartilhado e homogêneo entre todos os times Scrum do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência.

III. A reunião diária do Scrum é um evento de tempo fixo para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano de curto prazo. O objetivo é inspecionar o trabalho desde a última reunião e prever o trabalho a ser feito antes da próxima reunião. O Scrum Master deve assegurar que a reunião ocorra e que seja mantida no tempo, mas o time de Desenvolvimento é responsável pela sua condução.


É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B I, II e III.
  • C III.
  • D I e II.
  • E I.