Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Assistente Social (2012) Questão 31

A prática profissional do assistente social necessita de permanente recurso ao instrumento profissional documentação (SARMENTO, 2005). A especificidade e utilidade de cada modalidade de documentação são relevantes no cotidiano profissional. Sobre o Estudo social é correto afirmar que:
  • A É uma documentação fundamental na área judiciária por levar elementos à autoridade dessa área, dando mais solidez à aplicação das leis e à garantia de direitos.
  • B Na elaboração de um Estudo social o profissional de Serviço Social, dada a objetividade do campo judicial, a atenção às manifestações verbais das partes estudadas, devem ser a fundamentação exclusiva de seu parecer.
  • C O parecer deve refletir o Estudo social do assistente social e suas conclusões sobre a realidade estudada; as indicações de medidas legais para a situação estudada são exclusivas da autoridade judiciária.
  • D Um estudo social comporta observações, entrevistas, pesquisa documental e bibliográfica, visitas domiciliares e visa construir um saber verdadeiro sobre vidas e instituições.
  • E O Estudo social é comunicado predominantemente através de laudo e/ou parecer técnico, conforme consta na lei de regulamentação da profissão (Lei 8662/93).