Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) - Analista Executivo - Perfil 3 (2013) Questão 57

O princípio constitucional da e?ciência na administração pública exige que a atividade administrativa seja exer cida com presteza, perfei- ção e rendimento funcional, para obtenção de resul tados positivos ao serviço público e atendimento das necessidades da comuni dade e de seus membros.Tal exigência apresenta alguns desa? os para a gestão de pessoas no setor público, principalmente, no que diz respeito à implementação de políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos. Esses desa?os, entretanto, carregam, em seu bojo, premissas e tendências do desenvolvimento das organizações públicas contemporâneas. A partir da consideração dos pressupostos apresentados, destaca-se como uma tendência para as organizações públicas, o seguinte fato:

  • A as organizações públicas deverão se apoiar, cada vez mais, na capacidade operativa de sua infraestrutura e burocracia interna.
  • B as estruturas organizacionais públicas terão que contemplar, cada vez mais, o ordenamento interno e a e?ciência de trabalho.
  • C as organizações públicas deverão ser reordenadas estrategicamente, de forma que suas funções sejam reduzidas ao seu mínimo necessário.
  • D as exigências das organizações públicas em relação à competência de sua força de trabalho não deverão ser comprometidas pelas exigências trabalhistas e sociais.
  • E a pressão e a in? uência das forças do ambiente externo apresentam-se cada vez mais fortes na vida das organizações públicas

Encontre mais questões

Voltar