Questão 46 do Concurso Prefeitura Municipal de Betim - Sociólogo (2020)

A perspectiva de um bom futuro para o país passa por discussões educacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  • A Segundo os sociólogos Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, a escola é um dos espaços de reprodução das desigualdes sociais, culturais e econômicas.
  • B É na educação que reside a esperança de uma sociedade mais igualitária e justa. Desde o final do século XVIII, a escola tem o papel social de ensinar todas as classes sociais com o objetivo de combater as desigualdades.
  • C Émile Durkheim, em Educação e sociologia, realiza uma extensa pesquisa histórica sobre a função social da escola. Segundo ele, historicamente, a educação expressa os valores absolutos da sociedade, sendo pouco permeada pelo desenvolvimento científico, político e econômico.
  • D A escola, nas sociedades ocidentais, não pode ser considerada um fato social de acordo com a teoria de Durkheim, pois não atende ao requisito de exterioridade ao indivíduo.
  • E Zygmunt Bauman, em Modernidade e ambivalência, apresenta que a instituição escola, na modernidade, mantém os mesmos valores tradicionais criados em épocas anteriores, devido ao comprometimento no que tange à segurança, à confiança e à estabilidade social.