(2019) Questão 29

“A Copa do Mundo de 2018 na Rússia começou nesta quinta-feira, 14, com uma grande novidade: o árbitro de vídeo, [...] que auxilia o árbitro dentro de campo na hora de tomar decisões em lances polêmicos. Pode não parecer, mas há uma boa dose de tecnologia envolvida no chamado VAR (sigla para “videoassistant referee”, ou “árbitro assistente de vídeo”, em português).

” CARVALHO, Lucas. Conheça a tecnologia por trás do árbitro de vídeo, novidade desta Copa do Mundo. 2018. Disponível em<http://olhardigital.com.br/noticia/conheca-a-tecnologia-por-tras-do-arbitro-de-video-novidade-desta-copa-do-mundo/76776> , Acesso em: 07/07/2018.


No que consistiu à tecnologia do árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia, utilizada para verificação de lances polêmicos, assinale a alternativa correta:

  • A Em um conjunto de 33 câmeras, oito são “superslow-motion”, das quais quatro são “ultra slow-motion”, que transmitem os dados por uma rede de fibra ótica para uma central de transmissão, na capital Moscou, e possui quatro humanos verificando os lances para decisão do lance polêmico.
  • B Um árbitro humano que assiste o jogo de uma sala fechada, do mesmo modo que se assiste à transmissão ao vivo, no qual, a partir do replay do lance, toma a decisão e repassa para o árbitro em campo.
  • C Um árbitro robô que transforma as imagens em algoritmo, linguagem computacional, e através dos dados, analisa e repassa a decisão do lance duvidoso ao árbitro em campo.
  • D Um juiz humano que fica em uma sala na beira do campo e, após a visualização do lance, passa o veredito ao juiz em campo.
  • E Em uma votação de 30 árbitros-juízes humanos que ficam pelo estádio, vendo o lance polêmico repetidas vezes por monitores próprios para tomar a decisão sobre a jogada duvidosa.

Encontre mais questões

Voltar