Questão 1 do Concurso Colégio Naval - Aluno do Colégio Naval (2015)

o Mercosul - Mercado Comum do Sul - é um bloco econômico criado pelo Tratado de Assunção, em 1991,tendo como países-membros o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e, mais recentemente, a inclusão da Venezuela. Posteriormente, há promessas de adesão de outros países sul-americanos como Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Chile. Com relação aos objetivos e aos dilemas desse bloco econômico, assinale a opção correta.

  • A A redução das assimetrias econômicas entre seus membros possibilitou a unificação dos mercados na década de 1990 e a expansão da economia regional, Esse cenário elevou o intercâmbio de trocas intraregional e a participação da América do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC).
  • B Os acordos estabelecidos entre os países-membros permitiram a livre circulação de bens e serviços, além do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC),no entanto, as liberalizações não foram estendidas às pessoas que são impedidas de circularem e trabalharem em qualquer outro país do Mercosul.
  • C O Mercosul vem enfrentando dificuldades nas relações comerciais entre as economias maiores. A Argentina viu diminuir suas exportações porque o Brasil implementou barreiras sobre o setor automobilístico e o de linha branca (geladeiras, micro-ondas, fogões), provenientes do mercado argentino.
  • D A entrada da Venezuela no Mercosul contribuiu para a superação das dificuldades de integração regional, já que o país, além de apresentar os maiores.índices de crescimento sul-americano, também funciona como porta-voz de interação com outros blocos econômicos, como o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte)e a CAN (Comunidade Andina de Nações).
  • E O Mercosul representou para o Brasil a oportunidade de diversificar seu comércio exterior, adotar estratégias de enfrentamento à concorrência externa,ser instrumento de atração de investimentos internacionais e funcionar como contraponto à dependência da região a influência norte-americana.