Prefeitura Municipal de Uberlândia - Restaurador - Conservador (FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019) Questão 48

“O manuseio abrange todas as ações de tocar no documento, sejam elas durante a higienização pelos funcionários da instituição, na remoção das estantes ou arquivos para uso do pesquisador, nas foto-reproduções, na pesquisa pelo usuário etc.” CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000, p. 22. Sendo o manuseio inadequado responsável por inúmeros danos nos acervos é incorreto afirmar:

  • A Materiais arquivísticos devem ser manuseados cuidadosamente, pois têm os seus suportes geralmente quebradiços, frágeis, distorcidos ou fragmentados. Isso se deve principalmente ao alto índice de acidez resultante do uso de papéis de baixa qualidade.
  • B Muitas das deformações que afetam os papéis são provocadas devido a manuseios inadequados dos usuários, como as dobras feitas nos cantos superiores de livros e documentos para marcar a página de leitura.
  • C Com frequência, os cupins já estão instalados em todo o prédio quando atacam o acervo. Esses insetos se instalam em ambientes com índices de temperatura e umidade relativa elevados, além de falta de higiene, causados pelo excesso de manuseio dos documentos.
  • D Entre as medidas a serem adotadas para manter os acervos sob controle de infestação de fungos, consta instruir os usuários e os funcionários com relação ao manuseio dos documentos e regras de higiene do local.