Questão 43 do Concurso Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2015)

A definição das áreas dos serviços de saúde foi feita considerando o risco potencial para a transmissão de infecções, sendo classificadas em áreas críticas, semicríticas e não-críticas. (BRASIL, 2010). Em relação a classificação das áreas dos serviços de saúde e sua definição, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

Áreas

1. Críticas

2. Semicríticas

3 .Não-críticas


Definição/Exemplos

( ) São todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.

( ) São todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco. São exemplos desse tipo de área: vestiário, copa, áreas administrativas, almoxarifados, secretaria, sala de costura.

( ) São os ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos. São exemplos desse tipo de área: Centro Cirúrgico (CC), Centro Obstétrico (CO), Unidade de Diálise, Laboratório de Análises Clínicas, entre outros.

  • A 2-3 -1
  • B 1 - 3 - 2
  • C 3 - 1 - 2
  • D 3 - 2 - 1
  • E 2 - 1 - 3