Questão 62 do Concurso Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Cirurgião-Dentista - Buco-Maxilo-Facial (2020)

O objetivo do tratamento das fissuras labial e palatina é o de corrigir cirurgicamente a fissura e os problemas associados. Com relação às técnicas cirúrgicas utilizadas, assinale a alternativa correta.

  • A A palatorrafia é geralmente realizada em uma operação, mas ocasionalmente pode ser realizadas em duas. Nesse caso, o fechamento do palato duro (uranorrafia) é geralmente realizado primeiro, seguido pelo fechamento do palato mole (estafilorrafia).
  • B Na técnica de palatorrafia, para ajudar a atingir o propósito de produzir um fechamento que irá manter a função enquanto ocorre a cicatrização, o palato mole é sempre fechado em 3 camadas e na mesma ordem: (1) músculo (2) mucosa oral e (3) mucosa nasal.
  • C A técnica de retalho do vômer é útil em fissuras amplas e onde o vômer está prontamente disponível para uso. É um fechamento em duas camadas.
  • D A técnica mais comumente empregada para melhorar, secundariamente, a competência velofaríngea, é operação de von Langenbeck.
  • E Os procedimentos de queilorrafia servem para restaurar a simetria não apenas no lábio, mas também da extremidade nasal, sendo, portanto, um dos passos mais importantes na correção da deformidade nasal tão comum nos pacientes fissurados.