Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Técnico em Iluminação (2020) Questão 31

Nas câmeras de cinema e nas câmeras de fotografia analógicas, o registro das impressões luminosas se dá por um processo químico, no qual a prata contida na emulsão fotográfica escurece com a presença da luz. Cada tipo de filme tem uma sensibilidade diferente à luz. Na fotografia e no cinema digital, o sensor é o responsável pelo registro das impressões luminosas para produzir imagens digitais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  • A A sensibilidade à luz foi padronizada em uma unidade chamada de DLSR, que propõe uma escala aritmética para a resposta tonal à quantidade de luz. Dessa forma, nessa escala, um sensor classificado como 500 é duas vezes mais sensível à luz do que um 200, que, por sua vez, é duas vezes mais sensível do que um 150.
  • B No uso da câmera digital, quanto mais aberto estiver o diafragma, mais elementos da imagem enxergamos em foco no resultado final do material gravado.
  • C O uso de diferentes tempos de exposição, além de alterar a quantidade de luz que chega ao sensor, irá alterar o registro do movimento ocorrido durante o tempo de exposição – é o chamado Eye Length shutter.
  • D O corpo da câmera é provido de um obturador, que controla o tempo de exposição do sensor à luz. O obturador trabalha em uma escala de frações de segundo. O diafragma é composto por um conjunto de lâminas de metal que abrem ou fecham conforme nossa necessidade. O diâmetro de abertura do diafragma segue uma escala na qual cada unidade, chamada de número “f”, tem a metade do diâmetro da anterior.
  • E A distância focal define o grau de tendência dos raios de luz de um sistema ótico. Em outras palavras, ela define o ângulo de visão de cada objetiva, e não altera a profundidade de campo sem auxílio do diafragma.

Encontre mais questões

Voltar