Prefeitura Municipal de Cabedelo - Professor - Libras (EDUCA - 2020) Questão 31

Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. (O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, 2004).


Sobre o contexto histórico do profissional tradutor e intérprete de Libras no Brasil, assinale a opção CORRETA.

  • A Presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados nos anos 90.
  • B Em 1998, realizou-se o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete.
  • C A partir de 2000, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. Nesse ano, a FENEIS sedia escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Brasília e Recife, além da matriz no Rio de Janeiro.
  • D Em 2001, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais www.interpretels.hpg.com.br.
  • E Em 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras.

Encontre mais questões

Voltar