Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Administrador (2019) Questão 45

A partir do último quartel do século XX, começou a se acelerar novamente o processo de integração econômica dos mercados internacionais. Essa mudança está relacionada com o surgimento e disseminação das tecnologias digitais de informação e comunicação, com o abrandamento e eventual fim da rivalidade geopolítica entre EUA e URSS, com o surgimento de novos players globais capazes de contestar a hegemonia da grande corporação estadunidense — como o Japão e a Alemanha, num primeiro momento, e a ascensão das duas gerações dos assim chamados Tigres Asiáticos —, bem como, com esforços de liberalização e desregulamentação econômica segundo uma orientação neoliberal que desaguaram na financeirização das economias centrais na economia-mundo capitalista. Esse de rol de mudanças em nível global contribuiu para expor mercados e economias locais à concorrência de organizações transnacionais, no esteio de um fenômeno que ficou conhecido pela terminologia globalização, reduzindo os ciclos de vida dos produtos, constrangendo massas de assalariados em direção ao empobrecimento e exigindo das organizações empresariais um maior dinamismo no que diz respeito à sua capacidade de resposta às mudanças ambientais. As sociedades, por sua vez, transitaram para um contexto no qual a flexibilidade e a mudança foram alçadas para o hall os valores sociais mais importantes. O conjunto desses processos, cuja maturidade marcaram o início do novo milênio, recebeu alcunhas as mais diversas, como comunidade pós-industrial, sociedade em rede, modo de regulação pós-fordista, entre outros. No entanto, é lícito afirmar que esses conceitos tentam representar o fato de que se trata de uma época de mudanças cada vez mais intensas e rápidas, caracterizada por tecnologias dantes impensáveis, crises de alcance global e transformações desafiadoras, uma era de incertezas.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução Roneide V. Majer. 6. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


Assinale a alternativa que indica corretamente a Teoria da Administração cujos princípios são mais adequados para a gestão de organizações em contextos de aceleradas mudanças ambientais, como as descritas no texto.

  • A Escola das Relações Humanas.
  • B Teoria Comportamentalista.
  • C Administração Científica.
  • D Teoria da Burocracia.
  • E Abordagem Contingencial.