Questão 72 do Concurso Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - Analista - Engenharia Mecânica (2019)

                             


Para medir a vazão volumétrica de água que escoa no interior de uma tubulação, instalou-se um medidor, semelhante a um tubo de Pitot, com tomada para pressão de estagnação posicionada de forma alinhada à direção do escoamento, exatamente no centro do tubo de seção circular. A tomada da pressão estática foi posicionada na parede do tubo, na mesma seção transversal em que se posicionou a tomada de pressão de estagnação. A figura precedente mostra o esquema da montagem, em que se utilizou um manômetro de mercúrio para a medição da diferença entre a pressão de estagnação e a pressão estática.



Considerando que a densidade da água seja ρH2O = 1.000 kg/m3 , do mercúrio, ρHg = 13.600 kg/m3 , que a viscosidade cinemática da água seja νH2O = 1 × 10−6 m2 /s e que a aceleração gravitacional seja igual a 10 m/s2 , julgue o item que se segue, a respeito da situação apresentada e de outros aspectos ligados a escoamento de fluidos.


Na situação apresentada, considerando-se que o escoamento seja permanente, em regime turbulento e com perfil de velocidades totalmente desenvolvido, a velocidade máxima de escoamento será inferior a 3 m/s.

  • Certo
  • Errado