Questão 48 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Tanto as organizações públicas como as privadas são influenciadas pelo conjunto de crenças, práticas, hábitos e comportamentos das pessoas que as integram. Na administração pública em especial, a cultura existente de estruturas rígidas, burocratizadas e, em alguns casos, ineficientes, tendem a se refletir no comportamento de seus servidores. Pereira apud Hudson (1999, p. 268) afirma que a cultura organizacional pode ser divida em três patamares: superficial, justificativas e inconscientes. Na tabela a seguir, associe as duas colunas relacionando a classificação proposta pelo autor e a sua correta definição. 

(1) Superficial

(2) Justificativas 

(3) Inconscientes


( ) Considerado o tipo de cultura organizacional mais importante. Nela estão presentes as crenças fundamentais que dominam o universo direcionando a ação, muitas vezes, de forma espontânea. 

( ) Manifestada de forma fácil nos ativos da organização, prédios, fotos de parede, móveis, linguagem de trabalho empregada e pelas suas rotinas diárias.

( ) São os processos conscientes de pensamento, que justificam as decisões, e as ações estão impregnadas nos “porquês” do discurso dos atores da organização. 

A sequência correta dessa classificação é 

  • A 1- 2- 3
  • B 2- 3- 1
  • C 3- 1-2
  • D 3- 2- 1