Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Enfermeiro (IBADE - 2020) Questão 36

A saúde mental não está dissociada da saúde integral, por isso faz-se necessário reconhecer que as demandas de saúde mental estão presentes em diversas queixas relatadas pelas pessoas que chegam aos serviços de Saúde, em especial na APS. Sobre a Saúde Mental na APS podemos afirmar que:

  • A além de fatores estruturais como gênero, cor da pele, renda, escolaridade e trabalho, fatores conjunturais também aumentam o risco de sofrimento mental, como por exemplo algum evento de vida marcante associado a sentimentos como humilhação ou de ver-se sem saída.
  • B a doença mental tem etiologia associada predominantemente à causa genética, hereditária, que determina e limita as possibilidades da vida para a pessoa. Há fortes evidencias relacionadas ao grau de causalidade genética atrelada às doenças mentais.
  • C há evidências sólidas que o sofrimento mental comum não está associado a agravos à saúde, pois pacientes com transtornos mentais geralmente não apresentam sinais e sintomas de outros agravos clínicos.
  • D na abordagem ao alcoolismo é importante evitar atender a pessoa sob efeito de álcool, para que ela entenda as consequências clínicas, psicológicas e sociais do uso contínuo de álcool.
  • E em situação de transtornos mentais graves e persistentes, os pacientes devem ser assistidos também em suas necessidades clínicas em serviços especializados da rede de atenção psicossocial.

Encontre mais questões

Voltar