Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Técnico - Agropecuária (2019) Questão 40

Diagnóstico participativo é um método utilizado para fazer levantamento da realidade de uma determinada comunidade. Ele é feito com a participação das lideranças locais, técnicos agrícolas ou por qualquer outro integrante de um grupo definido e deve conter os principais problemas da localidade em todas as áreas (social, econômica, cultural, ambiental, físico-territorial e político-institucional). Esse diagnóstico também servirá de base para o planejamento conjunto de atividades para melhorar a situação de vida da comunidade ou do grupo. Há uma diversidade de metodologias que permitem aos grupos, às organizações e às comunidades discutirem seus problemas e definirem melhor as formas de enfrentamento dos problemas levantados. Portanto, o diagnóstico participativo é parte de um conjunto mais amplo de métodos que integram uma estratégia de intervenção social e primam pela participação popular. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo sobre estratégias de coleta de informações.


I A entrevista semiestruturada é mais utilizada quando se tem muito tempo, pois é um trabalho feito a longo prazo, sendo necessário encontrar o informante várias vezes. Essa técnica permite que as informações obtidas estejam bem mais próximas da realidade. Com o passar do tempo, o entrevistado vai ficando mais à vontade, e as informações, mais completas.

II O mapeamento participativo é uma técnica baseada na coleta de informações a partir da percepção e do conhecimento que indivíduos e grupos têm do espaço em que vivem. É importante coletar informações de uma equipe multidisciplinar que tenha compreensões diversas acerca da realidade e consiga captar diferentes perspectivas do contexto de cada área pesquisada.

III A entrevista não estruturada é aplicada nas situações em que não haverá uma nova chance para entrevistar alguém. Baseia-se em um roteiro – lista escrita de questões e tópicos que precisam ser abordados em uma ordem particular. O registro pode ser feito com gravador ou por meio de anotações.

IV A pesquisa-ação é uma estratégia que está voltada para a descrição de situações concretas e para a intervenção ou a ação orientada em função da resolução de problemas efetivamente detectados nas comunidades pesquisadas.


Das afirmações, estão corretas

  • A II e IV.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I e III.

Encontre mais questões

Voltar