Existem alguns pontos que merecem atenção na implementação de processos de avaliação de desempenho nas organizações. É necessário lembrar que o campo da avaliação de pessoas é repleto de nuances e subjetividade: de forma geral, o mesmo comportamento ou competência pode ser percebido e interpretado de maneira diversa pelas pessoas. Isso significa que um dos principais problemas associados aos sistemas de avaliação refere-se às diferenças de percepção dos envolvidos, o que pode comprometer a precisão das avaliações. Alguns procedimentos, entretanto, contribuem para que isso seja minimizado, EXCETO
- A utilização de critérios claros de avaliação, negociados e legitimados, como instrumento adequado de acompanhamento do profissional ou grupo. Esses instrumentos devem originar-se das necessidades da organização contrapostas a sua cultura, crenças, valores e objetivos.
- B ampla comunicação de objetivos, etapas, impactos do processo, criando-se um significado e enfatizando-se seus resultados positivos para a empresa e para cada profissional que dela faz parte.
- C apresentação da avaliação como elemento de apoio ao desenvolvimento organizacional e profissional, com o objetivo primordial de sustentar a relação estabelecida entre avaliação e punição.
- D capacitação dos usuários do sistema (avaliadores e avaliados) quanto à importância e utilidade de cada um dos instrumentos de avaliação utilizados e à compreensão das ações deles decorrentes.
- E adoção de uma sistemática que transcenda a dimensão unidirecional (chefe-subordinado), estimulando-se a autoavaliação e a avaliação com múltiplas fontes.