Questão 24 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Engenheiro Eletricista (2017)

Os medidores destinados a consumidores livres devem obedecer certas características. Qual das características abaixo não se aplica a medidores destinados a esse tipo de consumidor?
  • A Os cabos utilizados devem ser multicondutores com blindagem de cobre, e os condutores não utilizados devem ser aterrados juntamente com a blindagem, próximos ao painel ou quadro de medição.
  • B O sistema de comunicação, aquisição de dados e sincronismo deve possibilitar a leitura contínua dos registros de memória de massa dos medidores em tempo integral.
  • C Os condutores que interligam os transformadores (TPs e TCs) aos medidores devem ser especificados de modo que a carga total imposta aos secundários dos transformadores não seja superior às cargas padronizadas desses equipamentos.
  • D Devem atender a todos os requisitos metrológicos pertinentes à classe 0,3 prescritos na norma ABNT NBR 14519 ou à classe 0,3S da norma IEC-60687 e suas revisões, para todos os sentidos de fluxo de energia, além de possuírem parâmetros relacionáveis à qualidade dessa energia, conforme especificações da Distribuidora.
  • E São formados por três elementos, quatro fios, compatíveis com a frequência nominal do sistema, corrente nominal de acordo com o secundário do TC, tensão nominal de acordo com o secundário do TP, devem possuir certificados de calibração que garantam mesmo desempenho em ensaio monofásico ou trifásico.