Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Engenheiro Civil (2015) Questão 32

As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço, durante o prazo correspondente a sua vida útil. Considerando as condições para garantir a durabilidade das estruturas de concreto, analise as afirmações a seguir:
I. A relação água/cimento deve ser estabelecida na dosagem de acordo com a resistência necessária para o concreto, entretanto devido à inexistência de correspondência entre a relação água/cimento e a durabilidade do concreto, não há especificação normativa de valores a serem adotados.
II. O cobrimento nominal da armadura em vigas ou pilares para uma edificação em área urbana (agressividade moderada) é de 30 mm, podendo ser reduzido para 25 mm em ambientes internos secos.
III. As barras da armadura devem ser dispostas, dentro do elemento estrutural, de modo a permitir e facilitar a boa qualidade das operações de lançamento e adensamento do concreto. Para garantir um bom adensamento, é necessário prever no detalhamento da disposição das armaduras espaço suficiente para entrada da agulha do vibrador.
IV. A fissuração em elementos estruturais de concreto armado é inevitável, devido a grande variabilidade e à baixa resistência do concreto à tração. Visando obter bom desempenho relacionado à proteção das armaduras quanto à corrosão, a abertura dessas fissuras deve ser controlada de acordo com valores especificados em norma.
Segundo a NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto, para garantir a durabilidade das estruturas de concreto, estão corretas apenas as afirmações:
  • A I e III.
  • B I, II e III.
  • C I, II e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Encontre mais questões

Voltar