Prefeitura Municipal de Tenório - Assistente Social (2020) Questão 31

Acerca do processo de profissionalização do Serviço Social brasileiro, é CORRETAafirmação presente na alternativa:

  • A A profissionalização do Serviço Social no Brasil é um processo que se consolida através da inserção da profissão na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, na qual seus agentes atuam sem relacionar-se com a produção e/ou reprodução das relações sociais.
  • B A profissionalização do Serviço Social no Brasil não está relacionada à evolução da ajuda, nem a racionalização da filantropia, mas se dá quando o capitalismo monopolista requisita um conjunto de agentes para atuar frente a questão social. Todavia, esta requisição é realizada após o processo de laicização dos citados agentes.
  • C A profissionalização do Serviço Social no Brasil não está relacionada à evolução da ajuda, nem a racionalização da filantropia, mas à dinâmica do capitalismo monopolista, que requisita um conjunto de agentes o que, posteriormente, se laicizam.
  • D A Igreja Católica teve atuação unilateral no processo de profissionalização da profissão no Brasil, pois ela fornece os quadros profissionais que o Serviço Social requer em seu surgimento.
  • E A profissionalização do Serviço Social no Brasil vincula-se ao processo de renovação profissional, marcado pela vertente de Intenção de Ruptura.

Encontre mais questões

Voltar