Analise o caso hipotético a seguir:
Em um encontro pedagógico realizado no Instituto Federal, uma pedagoga afirmou que a sala de aula é o lócus das atividades desenvolvidas pelos professores e contribui para o processo de ensino e de aprendizagem. No final de sua fala, foi indagada, por um professor da área de Ciências Exatas, a respeito de como os professores deveriam pensar o processo de organização do trabalho pedagógico, especialmente, na sala de aula. Nesse caso, qual foi a possível resposta da pedagoga?
Em um encontro pedagógico realizado no Instituto Federal, uma pedagoga afirmou que a sala de aula é o lócus das atividades desenvolvidas pelos professores e contribui para o processo de ensino e de aprendizagem. No final de sua fala, foi indagada, por um professor da área de Ciências Exatas, a respeito de como os professores deveriam pensar o processo de organização do trabalho pedagógico, especialmente, na sala de aula. Nesse caso, qual foi a possível resposta da pedagoga?
- A A organização do trabalho pedagógico deve ser desenvolvida a partir de planos de ação, uma forma de apresentar na prática educacional os instrumentos que integram Educação Básica e Modalidade Educacional.
- B A organização do trabalho pedagógico deve ser transformada em uma comunidade investigativa, com rigor metodológico, conversação, diálogo e reflexão como instrumentos condutores do processo de ensino e de aprendizagem.
- C A organização do trabalho pedagógico deve ser transformada em uma metodologia que se direcione para a aquisição do conhecimento por meio de proposituras do professor.
- D A organização do trabalho pedagógico deve versar em torno da resolução de problemas, em que o professor não deve separar o conteúdo das disciplinas que os alunos estão acostumados.
- E A organização do trabalho pedagógico deve primar pelo engajamento dos alunos na relação de ensino e de aprendizagem, já que traz aulas mais dinâmicas para o ambiente escolar.