Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software (2010) Questão 66

Em linguagens de programação, palavras-chaves são aquelas palavras ou identificadores que têm um significado implícito e relevante para a linguagem de programação. Em muitas linguagens, estas palavras-chaves são também palavras reservadas, isto é, não podem ser usadas em outros contextos, pois são reservadas para usos específicos da gramática da linguagem de programação. A linguagem Java possui um pequeno núcleo de palavras reservadas, incluindo os comandos de controle de fluxo (for, while, etc), identificadores de nível de acesso à classe (public, private, etc). Qual das seguintes descrições representa a correta aplicação do conceito de palavras reservadas em Java?

  • A Não é possível definir um método println dentro de uma classe, pois ele é reservado para uso nas classes que implementam buffers de saída textual em tela e em arquivo.
  • B O comando package while; não causa erro nenhum, pois apesar de while ser uma palavra reservada, o compilador identifica o contexto onde a palavra está sendo usada e reconhece-a como o nome do pacote corrente.
  • C A definição de uma palavra-chave como palavra reservada impede o uso desta até mesmo como parte de um identificador (como while2), pois os ambientes de desenvolvimento passam a identificar a palavra-chave e causam um erro de compilação.
  • D Os nomes das classes de Java não são palavras reservadas, podendo ser utilizados à vontade em outros pacotes, mesmo nos casos de classes de uso comum como a classe File ou a classe Array.
  • E Apesar de possuir palavras reservadas, Java, por ser uma linguagem orientada a objetos, permite que se use uma palavra reservada em outro contexto, desde que ela seja qualificada, como no comando package meupacote.while;.

Encontre mais questões

Voltar