Questão 35 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Entendendo-se a gênese do câncer de mama como sendo multifatorial, sabe-se que diversos aspectos genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida estão implicados em sua etiologia. Assinale a alternativa incorreta acerca dos fatores de risco no câncer de mama.

  • A O risco de desenvolvimento de câncer de mama esporádico está fortemente relacionado à produção de esteroides sexuais.
  • B O câncer de mama considerado esporádico, ou seja, sem associação com o fator hereditário, representa cerca de 20% dos casos de câncer de mama em todo mundo.
  • C Condições endócrinas moduladas pela função ovariana, como a menarca precoce, menopausa e gestação tardias, assim como a utilização de estrógenos exógenos, são componentes relevantes do risco de desenvolvimento do câncer de mama.
  • D As neoplasias mamárias do tipo hereditário correspondem de 5 a 10% dentre os casos de câncer de mama, sendo este grupo muito relacionado a alterações de genes supressores de tumor como os genes BRCA 1 e BRCA 2 e o p53.