Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) (IBADE - 2020) Questão 45

“A emergência de uma "consciência preservacionista" na esfera ambiental se consolidou na década de 1980, mas essa mobilização não partiu do Estado como ocorreu com o patrimônio histórico durante a Revolução Francesa, no século XVIII. Pelo contrário, o movimento em prol do direito e da proteção ao meio ambiente se irradiou através da comunidade científica e acabou difundido entre organizações não-governamentais que passaram a reivindicar melhor "qualidade de vida" no planeta. Entretanto, a questão da preservação do patrimônio natural vem suscitando polêmicas desde longa data.”
PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 115-140 – 2006.
Com o passar do tempo surge diferentes correntes quanto a questão da preservação ambiental. É possível afirmar que as correntes do século XXI presam pelo (a):

  • A afastamento de populações tradicionais que não contribuem para a conservação e preservação da diversidade biológica do meio.
  • B tecnologia moderna para reverter os impactos causados pelas populações tradicionais à natureza.
  • C afastamento do homem da natureza entendendo que este demonstra um perigo eminente a sua preservação.
  • D diversidade cultural e união entre o homem e a natureza de modo a garantir a gestão democrática dos espaços territoriais e o adequado manejo das áreas de proteção ambiental.
  • E criação de parques e estações ecológicas, afastando de certo modo a existência humana e a conservação da natureza.

Encontre mais questões

Voltar