Defensoria Pública da União (DPU) - Psicólogo (2010) Questão 66

Mariana, com 42 anos de idade, obesa, com índice de
massa corporal de 53 kg/m2, sofre de hipertensão arterial, diabetes
tipo 2 e apneia do sono. Ela relata comer em intervalos
irregulares, diversas vezes ao dia, sendo a primeira refeição feita
em torno de meio-dia. Levanta-se em torno de 7 h, mas nunca
sente fome para tomar café da manhã. Suas preferências
alimentares incluem doces cremosos, sorvetes, tortas doces
recheadas, refrigerantes regularmente, pizzas, frituras, saladas com
molhos grossos à base de maionese, sanduíches enriquecidos com
bacon e molhos diversos, carnes e peixes fritos. As refeições
principais são fartas, com grande variedade de alimentos e duram,
no máximo, de 8 a 10 minutos.



Tendo como base o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

  • A A ingesta rápida nas refeições, como relatada nesse caso, representa um ponto positivo, pois comendo por menos tempo o volume ingerido é menor do que quando o paciente fica mais tempo exposto ao alimento.
  • B A resposta alimentar do grande obeso é desencadeada por processos biológicos e neuroquímicos de intensidade proporcional à quantidade de células gordurosas no organismo, o que torna inviável o controle dessa resposta pela paciente em questão, justificando a cirurgia bariátrica como primeira opção de tratamento nesse caso.
  • C O tratamento psicológico pode ser útil para Mariana, mas será insatisfatório como modalidade única de tratamento, a menos que haja um diagnóstico de compulsão alimentar periódica, que, por si só, já define a psicoterapia como tratamento único de escolha.
  • D O paladar é determinado por variáveis interoceptivas típicas de cada organismo e pelas características sensoriais do alimento, mas também sofre influência de variáveis socioculturais e pode ser aprendido sob controle de reforçadores externos, mesmo no caso de grandes obesos, como Mariana.
  • E As propriedades sensoriais palatáveis de um alimento tornam-se menos prazerosas à medida que a necessidade fisiológica de ingestão diminui. Então, se Mariana ingerir alimentos de baixa caloria até se sentir fisiologicamente saciada, em intervalos curtos e regulares, a busca pelos alimentos preferidos pode deixar de ocorrer.

Encontre mais questões

Voltar