Questão 19 do Concurso SEED-PR - Professor - Física (2021)

Os lasers (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação) utilizados em termômetros podem ser desligados sem prejuízo da medição de temperatura. Isso deve-se ao fato de que a luz emitida serve apenas para indicar ao operador do termômetro qual região da superfície do corpo está sendo medida: o laser opera, portanto, apenas como a mira para indicar a região de interesse cuja temperatura avaliada.
Pergunte ao CREF (Centro de Referência para o Ensino de Física) Internet: <www.if.ufrgs.br/novocref/> (com adaptações).

Acerca do termômetro infravermelho e sua utilização com laser, assinale a opção correta.

  • A O alto poder de penetração do laser vermelho utilizado torna seu uso perigoso; portanto, é cientificamente recomendável desativar essa funcionalidade ao operar o equipamento.
  • B A verificação de temperatura feita pelo termômetro infravermelho baseia-se na análise da radiação infravermelha emitida pela própria pessoa de quem se deseja aferir a temperatura.
  • C A utilização de laser azul em de laser vermelho nesse tipo de termômetro tornaria mais acurada a medida de temperatura, porém colocaria em risco a pessoa que porventura o utilizasse, em função de sua maior frequência e, portanto, maior poder de penetração nos tecidos.
  • D O funcionamento dos termômetros infravermelhos baseia-se na emissão de radiação ionizante: parte dessa radiação é absorvida pela superfície da qual se deseja conhecer a temperatura e outra parte é refletida, o que o aparelho mensure a temperatura.
  • E A radiação infravermelha emitida em forma de laser pelo termômetro tem por característica ser monocromática, coerente e colimada, propriedades que garantem a segurança e o correto mecanismo de funcionamento do termômetro.