Universidade Federal da Grande Dourados - Técnico - Assuntos Educacionais (2019) Questão 30

Criado em 2004, pela Lei n° 10.861, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) integra vários instrumentos de avaliação ao analisar a educação superior a partir de três eixos — avaliação de instituições, de cursos e do desempenho dos alunos. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Disponível em: <http://inep.gov.br/sinaes>. Acesso em: 22 fev. 2019.


Sobre o SINAES, assinale a alternativa correta.

  • A O SINAES tem como seu elemento principal e norteador das ações das instituições o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que por essa razão ganha mais destaque nas ações das instituições.
  • B O SINAES foi criado com o objetivo de monitorar as Universidades, dando assim à sociedade a possibilidade de conhecer rankings de desempenho de cada uma delas.
  • C O SINAES possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, ENADE, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro.
  • D Embora tenha sido criado em 2014, com grandes expectativas, o SINAES se mostrou ineficiente e foi encerrado 10 anos depois de sua criação e até o momento não foi criado outro sistema de avaliação para substituí-lo.
  • E Como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES está dividido em duas dimensões complementares que avaliam os cursos de graduação e de pós-graduação das instituições de educação superior.