Questão 26 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Arquitetura (2017)

Leia o texto a seguir sobre uma das modalidades de representação em arquitetura.

Usamos cortes para projetar e comunicar os detalhes de construção de uma edificação, bem como a composição de móveis e equipamentos fixos. Na representação gráfica em arquitetura, contudo, os cortes são os melhores desenhos para revelar e estudar as relações entre a estrutura de pisos, paredes e coberturas de uma edificação e as dimensões e escala vertical dos espaços definidos por estes elementos.

CHING, Francis D. K. Representação gráfica em Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2011. 71p.


Tendo essa forma de representação como essencial na comunicação pela representação gráfica arquitetônica, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

  • A O corte de uma edificação é representado pela sua secção horizontal, removendo-se uma das partes e tendo a projeção ortográfica da porção que permanece feita sobre o plano horizontal do desenho.
  • B O corte de uma edificação é representado pela sua secção vertical, removendo-se uma das partes e tendo a projeção ortográfica da porção que permanece feita sobre o plano horizontal do desenho.
  • C O corte de uma edificação é representado pela sua secção horizontal, removendo-se uma das partes e tendo a projeção ortográfica da porção que permanece feita sobre o plano vertical do desenho.
  • D O corte de uma edificação é representado pela sua secção vertical, removendo-se uma das partes e tendo a projeção ortográfica da porção que permanece feita sobre o plano vertical do desenho.
  • E O corte de uma edificação é representado pela sua secção vertical, removendo-se uma das partes e tendo a projeção oblíqua da porção que permanece feita sobre o plano vertical do desenho.