Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Técnico - Radiologia (2019) Questão 29

Em 2001, ocorreu uma tragédia em um serviço de RM: uma criança de seis anos de idade foi morta por um cilindro de oxigênio de material ferromagnético, que a atingiu quando estava no aparelho de RM. Na época, ainda não havia padrões formais de segurança descritos para a RM. Esse acontecimento funesto levou o ACR (American College of Radiology) a reunir um grupo de especialistas, médicos, técnicos, tecnólogos, advogados, representantes comerciais, professores e membros do FDA (Food and Drog Administration) para criar o ACR Guidance Document on MR Safe Practices (Guia Prático de Segurança em RM do ACR). Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
  • A A contraindicação para a realização do exame de RM é subdividida e contraindicação absoluta e contraindicação relativa, respectivamente, proibição sem qualquer possibilidade de realizar o exame e proibição com algumas exceções, podendo realizar o exame.
  • B A claustrofobia é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa consegue permanecer muito tempo em ambientes fechados com pouca circulação de ar, como nos elevadores, em trens lotados, em salas fechadas e em túneis.
  • C Pacientes submetidos à cirurgia ortopédica que possuem parafusos, pinos e implantes metálicos de materiais como titânio e aço cirúrgico são classificados como contraindicação absoluta.
  • D Na porta da sala de exame de RM, é obrigatório o uso de aviso informativo quanto ao uso de radiação ionizante.
  • E Sem antes ser submetido à anamnese rigorosa e responder questionário sobre cirurgias, implantes, marcapasso, clipes, gravidez e alergias, o paciente não pode realizar o exame de RM. Sem antes ser submetido à anamnese rigorosa e responder questionário sobre cirurgias, implantes, marcapasso, clipes, gravidez e alergias, o paciente não pode realizar o exame de RM.