Universidade Federal do Ceará (UFC) - Psicólogo Clínico (2019) Questão 23

Carl Rogers delimitou como algumas das pedras angulares de sua teoria a tendência à atualização e a noção do eu; sobre a relação entre esses dois conceitos é correto afirmar que:

  • A A tendência à atualização age sempre no eu ideal, mas nunca no ideal do eu.
  • B O “eu” em consonância com a tendência à atualização sempre busca os meios necessários ao seu desenvolvimento ótimo (adulto e são), mesmo que as condições ambientais não sejam as melhores ou tendem impedir esse desenvolvimento.
  • C A noção do “eu” na teoria rogeriana é o pilar metapsicológico da teoria da APC voltada para a clínica, ao passo em que a tendência à atualização é o pilar da teoria da personalidade, a que sustenta a possibilidade de mudança do organismo e os resultados da terapia.
  • D O indivíduo, sua tendência à atualização e sua noção do “eu” fazem parte de um mundo fenomenológico. Por isso, o que importa não é o caráter intrinsecamente positivo das condições, é a percepção destas condições pelo indivíduo. Da mesma forma, não se trata tanto do “eu”, tal como existe em realidade, mas do “eu” tal como é percebido pelo indivíduo.
  • E Para a teoria rogeriana, o “eu” é uma unidade dada, dentro de uma realidade objetiva que é a malha social na qual o organismo se insere, o “eu” enquanto núcleo da personalidade é imutável, entretanto a noção do “eu”, composto pelo eu ideal e o ideal do eu, são maleáveis e é neles que a terapia se foca a fim de possibilitar que a tendência à atualização desfaça possíveis patologias.

Encontre mais questões

Voltar