Prefeitura Municipal de Lavras - Advogado (2012) Questão 18

Ativistas bombardeiam Ban Ki-moon com críticas à Rio+20. Por Javier Tovar e Luciana Bruno.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu nesta sexta-feira 36 ativistas ambientais e sociais participantes da Cúpula dos Povos que expressaram sua "frustração" com a falta de resultados concretos na Rio+20 e prometeram mobilizações globais. "A Rio+20 foi decepcionante. Para os 175 milhões de membros de organizações que representamos há um profundo sentimento de raiva e frustração. Não há prazos, não há medidas concretas, não temos nenhuma garantia (...) e para o meio ambiente, estamos andando para trás", disse Sharon Burrow, membro da Confederação Sindical Internacional (CSI), após a reunião. O documento final para preservar o meio ambiente e combater a pobreza que será aprovado por líderes nesta sexta-feira é "abstrato e não corresponde à realidade", disse a jornalistas Kumi Naidoo, do Greenpeace International."O que vemos aqui não é o mundo que queremos, é um mundo em que as corporações poluidoras e aqueles que destroem o meio ambiente dominam", completou.

(http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ativistas-bombardeiam-ban-ki-moon-com-criticas-a-rio-20. Acessado em 25/06/2012).

Considerando-se as críticas relacionadas à Rio+20, é CORRETO afirmar que:

  • A A conferência Rio+20 pode ser considerada um completo sucesso na exposição de seus objetivos e no atendimento às expectativas dos diferentes segmentos sociais, sendo que para os 175 milhões de membros de diversas organizações há um profundo sentimento de satisfação.
  • B O documento final para preservar o meio ambiente e combater a pobreza que será aprovado por líderes atende totalmente aos anseios sociais com relação à absoluta erradicação dos problemas apontados.
  • C Uma das principais críticas das organizações é que o texto final prevê uma transição para a chamada "economia verde" que preserve os recursos naturais e leve em conta a necessidade de erradicar a pobreza - conceito visto pelos ativistas como um disfarce para mais uma etapa da acumulação capitalista.
  • D Organizada pela sociedade civil paralelamente à conferência oficial, a Cúpula dos Povos contou com a participação de cerca de 50.000 ativistas, indígenas, estudantes e religiosos, demonstrando a alienação e ignorância dos setores sociais no que tange as questões políticas.

Encontre mais questões

Voltar