Questão 40 do Concurso (2016)

Um dos conflitos que mais geram tensões e preocupações em todo o mundo é o que envolve judeus e muçulmanos no território de enclave entre Israel e Palestina. Ambos os lados reivindicam o seu próprio espaço de soberania, embora atualmente esse direito seja exercido plenamente apenas pelos israelenses. Com isso, guerras são travadas, grupos considerados terroristas erguem-se, vidas são perdidas e uma paz duradoura encontra-se cada vez mais distante.
Disponível em:< http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-conflito-entre-israel-palestina.htm> Acesso em: 24 jul. 2016.

O que foi a Intifada na região do conflito?

  • A Principal confronto entre palestinos e israelitas em torno da soberania e do poder somente sobre templos religiosos.
  • B Sublevação popular assinalada pela utilização de armas rudimentares, como paus e pedras, atirados contra os judeus e vários outros atentados sérios contra os israelenses.
  • C Confronto do Yom Kippur que durou dezenove dias e não apresentou mudanças territoriais para os judeus.
  • D Guerra dos Seis Dias, da qual Israel sai vitoriosa, conquistando partes da Faixa de Gaza, do Monte Sinai, das Colinas de Golã, da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.