Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Engenheiro de Equipamento Júnior - Mecânica (2010) Questão 28

Em relação ao cobre e às suas ligas, sabe-se que

  • A o cobre, quando não se encontra na forma de ligas, possui uma capacidade muito pequena de ser submetido à deformação plástica a frio, não sendo, portanto, indicado para operações de conformação a frio.
  • B os latões são as ligas de cobre mais comuns, nas quais o zinco, na forma de uma impureza substitucional, é o elemento de liga predominante, sendo os latões com menores teores de zinco mais dúcteis e facilmente submetidos à deformação plástica a frio.
  • C os bronzes são as ligas de cobre mais comuns, nas quais o zinco, na forma de uma impureza substitucional, é o elemento de liga predominante e, para concentrações de até aproximadamente 35% de zinco, possui uma estrutura cristalina CFC.
  • D os bronzes são, em geral, menos resistentes do que os latões e possuem um elevado nível de resistência à corrosão, sendo preferidos, em relação aos latões, quando uma alta resistência à corrosão é mais importante, em detrimento da resistência à tração.
  • E as ligas de cobre, em geral, devem ser endurecidas por meio de tratamento térmico de precipitação e, consequentemente, a deformação plástica a frio deve ser realizada antes do tratamento de envelhecimento da liga.

Encontre mais questões

Voltar