Questão 40 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

“Arsênio, 80 anos, negro, hipertenso há 30 anos, dá entrada no pronto-socorro devido a uma crise convulsiva. O acompanhante refere que o paciente fazia uso de quatro anti-hipertensivos, mas que há 12 dias parou de tomar os medicamentos. Após a suspensão, não vinha se sentindo bem, com queixas de náuseas, vertigem, dificuldade para enxergar e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se torporoso, pupilas fotorreagentes, com ausência de sinais neurológicos focais. Ausência de rigidez de nuca, Kernig negativo, Brudzinski negativo. Corado, hidratado, acianótico, anictérico e afebril. PA = 258 x 164mmHg, FC = 88bpm, RR2T, presença de B4, bulhas normofonéticas sem sopros. FR = 17irpm, MV presente universalmente, abdômen inocente e MMII sem alterações.” Qual a principal hipótese diagnóstica?

  • A Dissecção aórtica aguda.
  • B Crise de feocromocitoma.
  • C Encefalopatia hipertensiva.
  • D Hemorragia subaracnoide por rotura de aneurisma sacular.