Um processo acelerado de transformações socioculturais vem acarretando uma crescente diversidade nos arranjos familiares. Tais mudanças afetam a sociedade como um todo e, particularmente, a educação dos filhos, refletindo-se na parceria entre as escolas e as famílias. Contudo, são ainda muitos os estabelecimentos de ensino que têm dificuldade de lidar com pais divorciados, na medida em que não contribuem para a ampliação da participação do pai que não detém a guarda na vida escolar do filho. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
- A muitas escolas preservam a ideia de que os cuidados primários relativos à criação e educação dos filhos devem ser exercidos preferencialmente pela mãe;
- B muitos pais não costumam informar a escola sobre a separação do casal, dificultando a ajuda que a instituição poderia dar a esses alunos;
- C uma parcela significativa das crianças apresenta aumento da ansiedade e dificuldade de aprendizagem logo após a separação dos pais;
- D a agenda escolar é o melhor meio de comunicação entre escola e pais separados, não sendo responsabilidade da instituição fazer chegar informações ao genitor visitante;
- E no ambiente educacional, as crianças desenvolvem atividades que contribuem para aliviar o estresse, a tristeza e a raiva que podem ser causados pela separação dos pais.