Questão 33 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Médico de família e comunidade (2017)

Quase 60% das exportações do Paraná vão para apenas 10 países. A respeito das relações internacionais do Estado do Paraná, assinale a alternativa correta.
  • A Entre 2010 e 2016, as exportações do Paraná para os norte-americanos aumentaram aproximadamente 44%. Madeira, produtos laminados de ferro ou aço, obras de marcenaria ou de carpintaria, café solúvel e autopeças estão entre os principais produtos exportados.
  • B O Protocolo de Acordo no Domínio Científico e Universitário, entre o Paraná e a região dos Alpes Suíços, estabelece cooperação entre o Paraná e a Suíça referente a intercambio de conhecimentos na produção de café em grão, do qual o Paraná é o maior produtor nacional.
  • C A Escola Tecnológica de Vinhos do Oeste do Paraná foi implantada na UEM em 2007 através de parceria firmada entre o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com a região francesa de Rhônes Alpes.
  • D A Rede Mercosul Universitário (Zona de Integração do Centro Oeste da América Latina e do Sul) abrange os países da América Central e a Colômbia e prevê o intercâmbio de professores e estudantes, além de pesquisas conjuntas nas Instituições de Ensino Superior desses países.
  • E Hong Kong aumentou em 120% as encomendas do Paraná entre 2010 e 2016, principalmente de microcomputadores e automóveis.