Questão 22 do Concurso Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - Professor - Artes Plásticas - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ (2016)

“Aleijadinho” (Antonio Francisco Lisboa – 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e do barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:

  • A As estátuas dos 12 profetas da Igreja de São Luiz dos Campos, em Congonhas do Campo, são as mais notáveis e impressionantes obras de sua produção. Ladeado a esta Igreja encontra-se uma série de capelas em forma cônica chamadas Passos (Via Crucis) que apresentam as sequências das cenas da Paixão de Cristo, representadas por imagens de madeira em tamanho natural.
  • B Suas esculturas apresentam diferenças de estilo e técnicas, sendo a primeira fase (1770-1794) marcada por elevado e sólido padrão de harmonia, clareza e serenidade de espírito. Já a segunda fase (1796-1809), embora inclua obras primas, nem sempre mantém o mesmo nível e se caracteriza por um aspecto mais reflexivo, grave e sobretudo mais expressionista no estilo, em relação às esculturas mais antigas.
  • C As obras de arte do Aleijadinho possuem um espírito que ultrapassa limitações temporais e locais. A amplidão de seus interesses e seu enfoque, curiosamente, impessoal, se revelam em suas representações de tipos raciais. A atitude pessoal se demonstra pelo fato de nunca ter representado um negro ou mulato em suas esculturas e, ao mesmo tempo, demonstrou extraordinário interesse por outros tipos raciais.
  • D Aleijadinho foi basicamente escultor e entalhador. A maior parte de seus trabalhos tem um caráter monumental que os torna parte integrante do edifício, como, por exemplo, os Profetas, em Congonhas (MG). A escultura domina a arquitetura, onde se pode destacar a subordinação do edifício às estátuas dos Profetas. O interesse que desperta como obra de arte costuma desviar a atenção do aspecto arquitetônico da obra propriamente dita.