Prova da Prefeitura Municipal de Guarulhos - Assistente Escolar - VUNESP (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Considere o cartum.

                     Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O cartum propõe uma reflexão sobre

  • A as dificuldades de relacionamento entre os alunos.
  • B os malefícios das redes sociais para o convívio social.
  • C o aprendizado da leitura no contexto da cultura digital.
  • D os desafios da alfabetização de alunos sem a ajuda dos pais.
  • E a contribuição do ensino em período integral para o aprendizado.

De acordo com o texto,

  • A cresceu o número de vítimas de bullying na escola entre 2012 e 2015.
  • B parece haver mais alunos provocadores do que vítimas de bullying.
  • C os meninos preferem direcionar suas provocações às meninas.
  • D os alunos da rede pública são mais agressivos que os da escola privada.
  • E as meninas sofrem mais com as práticas de bullying que os meninos.

Considere as seguintes construções do 2° parágrafo:

♦ Meninas são menos provocadoras do que meninos…

♦ A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública…

Nos contextos em que são empregadas, as palavras destacadas estabelecem relação de

  • A comparação.
  • B negação.
  • C correção.
  • D dúvida.
  • E aprovação.

Uma frase condizente com a mensagem expressa neste trecho do 2° parágrafo – Sofreram bullying com frequência 7,4% (194,6 mil) dos alunos do 9° ano, principalmente por causa da aparência do corpo ou do rosto. – é:

  • A É natural que os alunos do 9° ano pratiquem bullying em razão da aparência do corpo ou do rosto.
  • B Os alunos do 9° ano são os que mais sofrem bullying, apesar da aparência do corpo ou do rosto.
  • C Foi constatado que apenas a aparência do corpo ou do rosto se torna alvo de bullying no 9° ano.
  • D Os alunos do 9° ano têm má aparência, do corpo ou do rosto, e por isso sempre sofrem bullying.
  • E A aparência do corpo ou do rosto foi o principal motivo de bullying sofrido por alunos do 9° ano.

Na opinião da autora, os alunos devem frequentar a escola, principalmente, para

  • A evitar tomar ciência do preconceito ainda existente no país.
  • B desenvolver habilidades que lhes garantirão bons empregos.
  • C adquirir domínio das diferentes disciplinas do conhecimento.
  • D aprender a conviver em sociedade com respeito ao próximo.
  • E obter o conhecimento necessário para justificar os preconceitos.