Questão 46 do Concurso Prefeitura Municipal de Crato - Professor de Matemática (2021)

Leia atentamente o trecho a seguir e responda o que se pede:
"QUEBRAR OS HÁBITOS
Encontro numa folha de papel antiga umas frases em inglês, e de novo vejo que esqueci de anotar o nome do autor. Traduzo: ’Mas os grandes não podem guiar sua vida por você. Você precisará de um novo inventário de suas horas, de uma classificação mais severa do que vale a pena fazer e do que é simples passatempo. Precisará compreender que é frequentemente tão importante quebrar um bom hábito como quebrar um mau. Todos os hábitos são suspeitos’." (FONTE: LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 434.)
Sobre o uso da pontuação, podemos afirmar que:
  • A O emprego de dois pontos antes da citação do autor desconhecido é um recurso puramente gramatical, sem implicações estilísticas.
  • B Pode-se afirmar que, em razão da afinidade intelectual entre a autora e o autor, aquela se esforça por manter um registro semelhante ao deste.
  • C Lispector se permite cometer deslizes de pontuação, justificáveis no tom despretensioso da crônica de jornal.
  • D Por se tratar de um gênero canônico, de circulação estritamente impressa, a crônica exige, tanto de Lispector quanto do autor que ela cita, a observância das normas ortográficas, sobretudo de pontuação.
  • E O emprego de dois pontos antes da citação do autor desconhecido é um recurso puramente estilístico, sem implicações ortográficas.