Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro Mecânico (2020) Questão 43

Considere este enunciado para responder a questão .


Os sistemas de transmissão são essenciais para o projeto e a construção de máquinas. Entre tais sistemas, as engrenagens ocupam lugar de destaque. Admita-se que entre dois eixos paralelos de uma máquina, ambos de aço ABNT 1045 e comprimentos iguais, seja montado um par de engrenagens cilíndricas de dentes retos, ambas de aço ABNT 8620 (para cementação), sendo uma delas a engrenagem motora (1), com Z1 = 18 dentes, e a outra a engrenagem movida (2), com Z2 = 72 dentes e módulo (m) igual a 3 mm. Sabe-se que ambas estão acopladas aos seus respectivos eixos por meio de chaveta paralela comum, DIN 6885, e que cada eixo é apoiado sobre um par de rolamentos rígidos de esferas. Também é sabido que a engrenagem motora (1) aplica sobre os dentes da engrenagem movida (2), na circunferência primitiva, uma força tangencial de transmissão igual a 2000 N, onde a velocidade tangencial dos dentes é de 3,6 m/s.


Dado: Considere π = 3 nos cálculos. Não é dado formulário


Entre as diversas características dessa montagem, é correto afirmar que a engrenagem motora (1)

  • A gira com rotação igual a 300 rpm e que seu módulo vale 0,75 mm.
  • B possui diâmetro primitivo igual a 60 mm e que seus dentes recebem, durante a transmissão, um esforço de 500 N, devido à relação de transmissão igual a 4.
  • C recebe em seus dentes o mesmo esforço aplicado na engrenagem movida (2) e opera em equilíbrio, com rotação constante de 1200 rpm.
  • D apresenta dentes com medidas idênticas aos da engrenagem movida (2), porém seu eixo é de maior diâmetro, devido girar com maior rotação.
  • E transmite à engrenagem movida (2) uma potência igual 7,2 CV.

Encontre mais questões

Voltar