Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) (IBADE - 2020) Questão 52

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, cresce no Ocidente a impopularidade e o desprestígio de políticos que ainda adotavam o modelo totalitário e ditatorial. Em contrapartida, inicia-se no Brasil o movimento popular conhecido como “Queremismo”. Sobre este episódio da História nacional podemos afirmar que foi um/uma:

  • A movimento popular de cunho fascista que buscou alçar ao poder o líder do Partido Integralista, Plínio Salgado. O movimento foi desmobilizado graças à intervenção do governo norte-americano.
  • B levante mobilizado pelo Partido Comunista do Brasil que contou com apoio de tropas e financiamento direto da agência de inteligência da União Soviética.
  • C frente ampla e multipartidária que desejava retirar Getúlio Vargas do poder, dar um fim à ditatura do Estado Novo e instaurar um novo período democrático no Brasil.
  • D movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República e da ditadura do Estado Novo.
  • E campanha popular pela instauração de uma Democracia Parlamentarista no Brasil que impedisse o retorno do modelo autoritário e ditatorial, vigente no país desde o estabelecimento do Estado Novo.

Encontre mais questões

Voltar