Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - Segundo Professor - Prova 3 (2015) Questão 34

Fundamentando-se nos pressupostos de Alfabetização e Letramento da Proposta Curricular de Santa Catarina, analise as afirmações a seguir.

l- A prática pedagógica terá como conteúdo da língua a própria língua, isto é, a fala, a leitura e a escrita enquanto atividades interacionais que concretizam e articulam visões de mundo.

ll- O processo de ensino e aprendizagem de alfabetização pode ser conduzido de forma aleatória e assistemática, considerando as ações espontâneas das crianças ou apenas a memorização das atividades.

lll- É fundamental aprofundar o conhecimento de como os alunos aprendem, assim como escolher os materiais e situações que melhor funcionem para estimular a aprendizagem no processo de alfabetização e letramento.

lV- O professor alfabetizador, ao organizar sua prática pedagógica, deve utilizar como referencial somente o livro didático usado na escola.

V- Todo texto cumpre uma função social. Desta forma, o ambiente alfabetizador, rico de materiais escritos a serem manuseados constantemente pela criança, através de atividades previstas no planejamento pelo professor, de forma contextualizada e significativa, promoverá a aprendizagem das diferentes funções sociais da escrita no contexto em que ela se produz.



Todas as afirmações corretas estão em:

  • A IV - V
  • B III - IV
  • C II - III - IV
  • D I - III - V
  • E I - II - III