Questão 29 do Concurso Prefeitura Municipal de Arapiraca - Professor de Educação Infantil (2018)

Para as crianças, a brincadeira é uma forma privilegiada de interação com outros sujeitos, adultos e crianças, e com os objetos e a natureza à sua volta. Brincando, elas se apropriam criativamente de formas de ação social, tipicamente humanas e de práticas sociais específicas dos grupos aos quais pertencem, aprendendo sobre si mesmas e sobre o mundo em que vivem. Se entendermos que a infância é um período em que o ser humano está se constituindo culturalmente, a brincadeira assume importância fundamental como forma de participação social e como atividade que possibilita a apropriação, a ressignificação e a reelaboração da cultura pelas crianças. (BORBA, 2007, p. 12)
Considerando as informações do texto, é INCORRETO afirmar que o papel do (a) professor(a) em relação a brincadeira é:

  • A Reconhecer a importância do seu papel, mas igualmente, a importância do papel das demais crianças e dos outros elementos que compõem a situação, como os objetos e adereços.
  • B Conhecer os jogos e brincadeiras infantis (seus temas, materiais, personagens), para assim, direcionar os pensamento e as ações das crianças no desenvolvimento dessas atividades, de forma a evitar conflitos e a recriação de sentidos para os jogos e brincadeiras.
  • C Ter em mente que, para a criança envolver-se em brincadeiras, ela necessita sentir-se emocionalmente bem em relação aos adultos e às outras crianças presentes e precisa querer brincar.
  • D Organizar oportunidades para a realização de brincadeiras, deixando que as crianças circulem pelos ambientes e que se envolvam em diferentes tipos de jogos. Nessa situação, a atitude do(a) professor(a) que atua na Educação Infantil é a de ser um (a) observador(a) atento(a), voltado(a) para acompanhar a riqueza das interações infantis que aí ocorrem.
  • E O (a) professor(a) pode criar condições no ambiente para ampliar a ocorrência de cooperação e ajudar a lidar de forma positiva com o conflito, como cuidar do tamanho do grupo, dispor objetos adequados e planejar com cuidado cada atividade.