Questão 37 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Médico anatomopatologista (2015)

A circulação pulmonar possui características especiais pelo fato de receber todo o débito cardíaco direito, bem como por suas propriedades de regulação de resistência ao fluxo e pelo seu complexo papel metabólico. Sobre as alterações vasculares e circulatórias pulmonares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No edema pulmonar neurogênico, acredita-se que o edema decorra de grande descarga adrenérgica que ocorre em situações de aumento rápido da pressão intracraniana.

( ) Na prática, apenas uma pequena porcentagem dos episódios embólicos da artéria pulmonar vai resultar em infarto pulmonar, que é quase sempre isquêmico.

( ) Arteriopatia pulmonar plexogênica é uma alteração histopatológica clássica causada por hipertensão arterial pulmonar principalmente as formas idiopáticas/familiares e as cardiopatias congênitas com shunt esquerdo-direito.

( ) As causas de Dano Alveolar Difuso (DAD) têm como denominador comum a circulação ou inalação de agentes, infecciosos ou não, capazes de lesar a barreira alvéolo-capilar, tanto a partir da sua face epitelial como da endotelial. 

  • A V – V – F – F
  • B V – F – V – V
  • C F – V – F – V
  • D F – V – V – F