Prefeitura Municipal de Brejo de Areia - Fonoaudiólogo (2019) Questão 50

O câncer de laringe representa, aproximadamente, 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço. Seu tratamento é planejado de acordo com a biologia do tumor e estadiamento, condições clínicas e aceitação do paciente. Quando a opção cirúrgica é a laringectomia total, uma das possibilidades de reabilitação da comunicação oral é a voz esofágica, acerca dessa opção, assinale a alternativa que descreve corretamente como a voz é produzida.

  • A É necessário inserir uma prótese vocal de silicone em uma fístula traqueoesofágica realizada cirurgicamente. Quando o paciente inspira e oclui o traqueostoma, o ar é desviado pela prótese vocal até a porção superior do esôfago, vibrando então o SFE.
  • B É necessário inserir uma prótese vibratória pneumática intraoral; o ar expiratório passa pelo tubo, que tem uma membrana que vibra com a passagem do ar, gerando um som, esse som é então articulado, produzindo a voz.
  • C É necessário que o ar vença a barreira do SFE (Segmento Faringoesofágico); permaneça armazenado no esôfago e não desça até o estômago; seja expulso do esôfago e em direção cranial. Por fim, o ar passa por um SFE na condição ideal para que este vibre e produza som na sua passagem.
  • D É necessário inserir a laringe eletrônica, que funciona a pilha ou bateria, que vibra quando o aparelho é ligado com acionamento de um botão, ao encostar a membrana vibrátil no pescoço ou na bochecha do paciente, a vibração gera um som que é modificado pelos articuladores, produzindo a voz.

Encontre mais questões

Voltar