Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) - Analista Executivo - Perfil 3 (2013) Questão 48

Os especialistas em gestão de pessoas consideram que o futuro pertence a organizações baseadas em equipes. Grupos existem em todas as organizações, equipes ainda são raras, se- gundo esses especialistas. Um importante questionamento feito pelos gestores é sobre como distinguir entre grupos e equipes. A partir das perspectivas contemporâneas sobre grupos e equipes, é possível considerar equipe como um grupo que:

  • A compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada; desenvolve um processo contínuo de diagnose, planejamento, implementação, resolução de proble- mas e avaliação.
  • B possui comunicação verdadeira entre seus membros, evitando o acirramento de opiniões divergentes; etimula a con?ança entre seus membros, de forma que todos possam ser protegidos dos riscos.
  • C amadureceu, naturalmente, em função das características individuais de seus membros; investe no desenvolvimento das habilidades de seus membros, de forma que cada um possa alcançar seus próprios objetivos.
  • D incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose e de reso- lução de problemas; revela, constantemente, o entendimento e a harmonia entre seus membros, impossibilitando a existência de con?itos.
  • E reconhece que só se desenvolverá se houver a concordância permanente e harmoniosa entre seus membros; presta atenção à sua forma de operar, relevando os problemas que o afetam, a ?m de evitar insegurança.

Encontre mais questões

Voltar